Adegga

New Adegga t-shirtJá vos falámos sobre o Adegga? Se já falámos, vamos ter de o fazer outra vez.
O Adegga é uma rede social de vinhos criada em Portugal por portugueses mas com âmbito internacional, o se percebe pelas 7 línguas em que está disponível. Tem utilizadores de todo o mundo assim como vinhos, produtores, garrafeiras, etc.
De forma gratuita, entre muitas outras funcionalidades, é possível escrever e ver notas de prova de determinado vinho, ver as suas caracteristicas, onde se vende e a que preço, o que se diz dele na blogoesfera, obter a cada momento uma lista com os vinhos que já provou, os que pretende comprar e os que tem actualmente na adega de sua casa, pesquisar e adicionar vinhos, produtores, garrafeiras, etc.
O Adegga é sem dúvida uma óptima ferramenta para quem gosta de se manter actualizado sobre vinhos, gosta saber a opinião de outros e manter organizada a sua adega pessoal.

Pode também ser usado pelos produtores para divulgação e promoção, portefólio dos seus vinhos e projectos, de forma simples e dinâmica, mantendo-se assim activos, mais próximos dos consumidores e informados. Assim podem reagir rapidamente ao mercado e incrementar as vendas. Para isso, os produtores apenas têm de aderir a uma conta paga que lhes dá acesso a várias funcionalidades extra, não disponíveis na conta gratuita.
Além da rede social, estes senhores criaram o AVIN, que é um código único para cada vinho e, permite aos produtores e consumidores identificar um vinho através de um código. O AVIN está a tornar-se num standard devido à adesão em o utilizar por parte dos produtores.
No Adegga aliam o AVIN com o QRCode para obter a informação de determinado vinho. O QRCode é uma espécie de código de barras a 2 dimensões, que pode conter texto ou links para páginas da Internet. No caso dos QRCodes do Adegga, basta que cada garrafa os tenha impressos para que possam ser lidos através de um telemóvel de última geração, obtendo-se o endereço da página do vinho em questão no Adegga, onde está agregada toda a informação do mesmo e, assim, ajudar o consumidor na escolha de vinhos durante as suas compras.
As mais recentes novidades do Adegga são a venda de vinho online - Adegga Selection e um evento anual de prova e venda de vinhos - Adegga Wine Market.
Portugal precisa de muitas pessoas destas. Inovadoras, pró-activas, eficientes e com muita ambição. Em especial o André Ribeirinho, que teve a coragem de abandonar um emprego estável e aliciante no incumbente das telecomunicações em Portugal, para se dedicar a este projecto fascinante.
Recentemente o seu colega André Cid, juntou-se a ele a 100%. Pelo sucesso do projecto, prevejo que os dois não serão suficientes para dar vazão a tudo e garantir a manutenção e evolução do projecto. Talvez em breve o terceiro elemento, Emídio Santos, também passe a ficar a 100% no projecto.
Nós vamos continuar a seguir o projecto, as suas iniciativas e a utilizar o Adegga. Sigam-nos também no Adegga: Ema Martins, Nuno Monteiro e Ricardo Oliveira.
Isto já era para ter sido publicado há meses, com um vídeo do Adegga Wine Market do ano passado, mas o Nuno nunca mais trata de arranjar o som do computador lá de casa onde editamos os vídeos. A ver se vem a tempo do próximo Adegga Wine Market.