Baga Friends

Baga FriendsEm 2010 foi criado o projecto Baga Friends com o objectivo de preservar, defender, divulgar e promover os vinhos da Bairrada produzidos com a casta Baga.
Teve origem nas preocupações comuns de Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras) e Filipa Pato, com o arranque das vinhas de Baga e com o facto de muitos produtores da região apostarem totalmente em castas internacionais. Alguns produtores da Bairrada e um do Douro, apaixonados pela casta Baga, juntaram-se a eles, unindo esforços para atingir os objectivos do projecto. Fazem então parte do projecto os seguintes produtores: Filipa Pato, Kompassus, Luís Pato, Niepoort, Palace do Bussaco, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça e Sidónio de Sousa.

O mercado requer produtos diferenciados, distintos e genuínos. O bom vinho de Baga da Bairrada é um desses produtos que deve ser preservado e potenciado.
É na distinção de produtos de grande qualidade que está o nosso futuro e, não em produtos iguais a tantos outros, que se produzem em grande quantidade por todo o mundo.
Tenho vontade de chorar sempre que me lembro que algumas vinhas velhinhas lá de casa, maioritariamente de Baga, Maria Gomes e Bical, foram arrancadas devido aos subsídios da UE. Podem voltar a ser vinhas mas os anos perderam-se.
Fico tão danada com este tema, que não sei se no final compreendo mas não aceito, ou vice-versa, os produtores e vitivinicultores que arrancaram as suas velhas vinhas e os que optaram apenas pelas castas internacionais.

Os Baga Friends já promoveram algumas acções/eventos, num dos quais tivemos a honra em participar, o evento Another Big Day @ Quinta de Nápoles, organizado pela Niepoort.
Em 2011 o evento teve como mote os Baga Friends. Estavam presentes todos os produtores do projecto Baga Friends, os produtores do projecto Douro Boys e alguns produtores estrangeiros a representar a Niepoort Projectos.
Relativamente à Quinta de Nápoles, a grande novidade para nós foi poder visitar a cave do vinho por baixo da sala da recepção, instalada pela Cave do Vinho. Quando for grande quero uma só para mim!
Da sala da recepção é possível aceder à adega passando por um pitoresco corredor. Parece-me pitoresco, tendo em conta as fotos que vi, pois eu fui de elevador com o filhote e toda a logística. O Henrique nessa altura ainda não tinha 1 ano, passou o dia todo na Quinta de Nápoles ora enfiado no sling, ora no carrinho, ora a brincar e até dormiu a sesta. Correu bem!
Pela adega estavam espalhados todos os produtores acima indicados com os seus fabulosos vinhos á prova. É uma verdadeira loucura vaguear pela adega e ir provando vinhos, falando deles com os seus produtores e enólogos, criticos de vinhos, wine bloggers, empresários, outros produtores e enólogos, viniticultores e enófilos. Um experiência muito enriquecedora.
O almoço teve lugar noutro andar da adega. Começou com ostras, enchidos, sushi, etc, depois com as criações do chef Rui Paula do DOC e DOP, que se podia ver na cozinha numa azáfama com a sua equipa. O primeiro prato foi açorda de robalo, o segundo foi coxa de pato confitada sobre espargos e puré, com molhos de trufas e a sobremesa foi cilindro de maçã crocante com canela e gelado. Estava tudo divinal.
Como podem imaginar, muitos eram os vinhos que acompanharam o almoço havendo combinações para todos os gostos.
A sobremesa foi servida na fantástica sala de provas que dá para um pátio amplo e para uma grande varanda sobre o rio Douro. Na sala estava uma enorme mesa repleta de iguarias, foram servidos diversos fortificados, dos quais o Moscatel 1977 da Niepoort foi a estrela, e por fim o belo do café.

A Niepoort sempre em alta, a organizar mais um evento de grande qualidade, com participantes de várias nacionalidades, a divulgar os seus projectos de uma forma muito mais eficáz que a maioria das comuns acções de marketing.
Espero que o projecto Baga Friends seja um sucesso pois não poderia concordar mais com os seus objectivos. Vinho Baga de qualidade para sempre!