Harmonias ComProvadas: Lulas Recheadas e Vinhos Tranquilos

Harmonias ComProvadas: Lulas Recheadas e Vinhos TranquilosDepois da prova das sardinhas de que aqui falei há dois meses atrás, tive o prazer de voltar a ser jurado numa prova das Harmonias ComProvadas.
Desta vez com a vantagem de ser um prato que gosto bastante (e sem espinhas). E estas lulas recheadas do restaurante “O Funil”, em Lisboa, eram bem boas!
Dez vinhos foram desfilando nos copos pretos que iam sendo colocados à nossa frente, para ver quais harmonizavam melhor com este prato. Desta vez esqueci-me de fazer uma cábula, mas salvo erro foram 6 brancos, 3 tintos e um rosé.

Além de gostar muito da ideia de harmonizar os pratos com os vinhos, participar nestas provas tem bastante piada para ouvir o que se diz à volta.
Desta vez fiquei mesmo num ponto central entre grupos de pessoas completamente diferentes que não conhecia. Desde pessoas que estavam a participar pela primeira vez numa prova, passando por interessados até aos profissionais da área.
À medida que ia provando e classificando (a classificação não tem nada a ver com a qualidade do vinho, mas sim com a sua ligação pela comida) ia ouvindo as opiniões e observando a enorme diversidade de opiniões. Deixa sempre uma enorme curiosidade de ver qual o resultado final.
And the winner is...
1º - Vila Santa Reserva branco 2010
Seguido por:
2º - Duas Quintas branco 2010
3º - Muros Antigos Loureiro 2010
Apesar do recheio com carne, foram 3 brancos a “limpar” os 3 primeiros lugares. Embora as minhas primeiras escolhas não tenham bem coincidido com os vencedores (na minha opinião 2 deles sobrepunham-se um pouco às lulas), concordo plenamente que a combinação com os brancos funcionou melhor.
A grande desilusão para mim foi o rosé em prova, que na teoria até me parecia poder resultar bem (e este é bem feito), mas que com as lulas foi directo para o litigioso.