Douro

Real Companhia Velha - Open Doors 260 Anos

Real Companhia Velha - Open Doors 260 anosReal Companhia Velha - Open Doors 260 anos

Foi no dia 10 de Setembro de 1756, sob Alvará Régio de El-Rei D. José I, a fundação da Real Companhia Velha, a mais antiga empresa vitivinícola com actividade ininterrupta em Portugal. Para além do peso da História, que se sente ao entrar na sede em Vila Nova de Gaia (já lá tinha estado recentemente no lançamento dos vinhos Coração d'Ouro), a Companhia decidiu disponibilizar para prova uma parte relevante do seu portólio onde se incluíram várias das suas marcas.

Apresentação Vasques de Carvalho

Apresentação Vasques de Carvalho Um dos destaques no Essência do Vinho são as provas especiais, tipicamente comentadas e onde o visitante tem a oportunidade de passar por uma experiência invulgar ou até única. Neste ano, uma das provas foi precisamente uma harmonização do Chef João Rodrigues (do Feitoria) com os vinhos de um produtor apenas agora lançado com rótulo próprio, Vasques de Carvalho.

O stock de vinhos que estão na posse da família (desde 1880), com tradição neste negócio embora historicamente sem recurso a esta marca, é parte significativa da qualidade destes vinhos. A harmonização decorreu no arejado e espaçoso salão árabe, onde o Chef João Rodrigues fez desfilar, devidamente alinhados com o portfolio da recém-lançada marca, várias iguarias.

O Regresso da Quinta das Tecedeiras

O Regresso da Quinta das Tecedeiras

A dupla Lima & Smith, após a aposta na Quinta da Covela, tem estado a entrar em força noutras regiões, nomeadamente no Douro. Numa dessas investidas, ficou com a exploração da Quinta das Tecedeiras, que estava anteriormente ligada à Global Wines/Dão Sul, mas que no entanto foi "abandonada" quando a empresa decidiu deixar algumas coisas fora do Dão.

Além disso, a Lima & Smith foi também buscar Carlos Lucas para fazer os vinhos, ele que foi o "parteiro" do nascimento dos vinhos Quinta das Tecedeiras quando era o responsável da Dão Sul.

Este ano já deram à luz 2 novidades. Não ainda o nosso estimado Quinta das Tecedeiras Reserva, mas o Flor das Tecedeiras e um Porto especial, com as roupagens a terem alguns retoques em relação ao passado.

Adega de Vila Real Branco Colheita 2012

Adega de Vila Real Colheita 2012Nome: Adega de Vila Real Colheita
Tipo: Branco
Colheita: 2012
Região: Douro
Castas: Viosinho, Malvasia Fina, Fernão Pires
Graduação: 12%
Produtor: Adega Cooperativa de Vila Real
Preço: <5€

Comecei a perceber que, aos poucos, os amigos e conhecidos que me pedem ajuda para escolher um vinho passaram a incluir o factor preço (como factor de escolha) de forma mais vincada. Isso torna-se ainda mais importante quando a ocasião não é especial, e o objectivo é beber um vinho simples, barato e agradável.

Páginas