Quinta da Pedreira Grande Reserva Bruto Natural 2003

Quinta da Pedreira Grande Reserva Bruto Natural 2003Nome: Quinta da Pedreira Grande Reserva Bruto Natural
Tipo: Espumante
Colheita: 2003
Região: Bairrada
Castas: Maria Gomes, Bical e Chardonnay
Graduação: 13,5%
Produtor: Quinta da Pedreira
Preço: €10-15

Tal como muita gente, durante muito tempo a maior parte dos espumantes que bebia tinha nomes parecidos com "omolete" ou "ânsia", e eu achava que estava bem servido. Depois comecei a provar espumantes Portugueses, e percebi que prefiro não ficar com comichão no nariz de cada vez que levo um copo à boca.

Este Grande Reserva, o topo de gama da casa (que para além de outro espumante produz ainda... uma aguardente vínica velha) foi-me apresentado pelo Boss da Garrafeira Campo de Ourique como uma boa relação qualidade-preço para aquele patamar de qualidade. Gosto do rótulo que parece simples mas imponente, ainda que a cor não seja a minha preferida; por outro lado não me posso esquecer que é de 2003.
A bolha é persistente e fina, ainda identifico aromas de maçãs verdes, citrinos e resina. É suave e complexo na boca, com acidez qb que lhe dá a frescura ideal, e acaba a confirmar os citrinos. Se for servido à temperatura correcta (6, 7 graus) pode perfeitamente ser bebido a solo como aperitivo, mas é muito boa companhia para carnes brancas, queijos ou fumados. Tem ainda outra característica: comprar só uma garrafa é asneira, porque a primeira acaba rapidamente e quando damos conta estamos a chamar pela segunda.
Esta é uma aposta firme e segura para os jantares natalícios e para oferta nos tempos que se avizinham - já tenho planeado reforçar o stock. Para quem prefere o nível abaixo de preço, aconselho a prova do irmão que não é Grande nem Reserva, mas que também não tem medo da concorrência.

Ricardo: 16