Aromas & Sabores em Campo de Ourique

Aromas e Sabores em Campo de OuriquePara um verdadeiro apreciador de vinho, o Aromas & Sabores em Campo de Ourique é um ponto obrigatório na cidade de Lisboa. É um local onde se passam sempre uns bons momentos a apreciar bom vinho, servido devidamente e acompanhado por óptimas iguarias, e trocar opiniões com Arlindo Santos, o simpático e conhecedor anfitrião.
Este espaço, que foi remodelado recentemente, era uma mercearia onde Arlindo Santos iniciou a sua actividade há mais de 30 anos. Em 1988 abriu a Garrafeira de Campo de Ourique, do outro lado da rua, que se encontra recheada com uma enorme oferta e verdadeiras relíquias.
Com o espirito aberto e empreendedor, transformou a mercearia em wine bar e loja gourmet.
Mal entramos, somos recebidos pela diversidade de cores e aromas dos produtos gourmet, que nos abrem imediatamente o apetite. Na parte de trás da loja fica o wine bar, onde é possível apreciar o vinho que desejarmos. De preferência, acompanhado pelos verdadeiros pecados disponíveis no menu elaborado a pensar no vinho.
O espaço não muito grande, com apenas 30 lugares sentados, é agradável e acolhedor. Existe uma cave climatizada bem recheada, os copos usados são sempre correctos e o serviço é informal e conhecedor.
Existe uma enorme oferta de vinhos, muitos deles servidos a copo. Com tanta oferta, a escolha poderia ser difícil. No entanto, essa tarefa aqui é facilitada. Normalmente são-nos dados a provar vários vinhos, de forma a incentivar os clientes a conhecerem coisas novas. Se gostarmos, podemos seguir com esse vinho. Senão, pode-se sempre escolher qualquer outro vinho que esteja na lista, ou mesmo na garrafeira do outro lado da estrada.
Das últimas vezes que lá fomos, a nossa escolha recaíu nas tábuas de queijos e enchidos, risotto de funghi porcini e na linguiça com ovos mexidos. Qualquer um deles delicioso. No entanto, não conseguimos prescindir de um petisco que já não está listado no menu há algum tempo mas que, havendo os ingredientes disponíveis na loja, nunca nos é negado: Uma fatia de pão saloio com pasta de azeitona e queijo de cabra, que vai a gratinar, acompanhada de doce de abóbora e salada de rucúla, várias alfaces e tomate cereja.
As sobremesas são deliciosas e, tal como tudo o resto, são escolhidas a pensar no actor principal, o vinho.
Quanto aos vinhos sugeridos, estes vão variando bastante, mas os últimos que lá apreciámos foram: Emme Grande Escolha 2003, Caldas 2005, Quinta Vale da Raposa Grande Escolha 2003, Marquês de Marialva 1990, Quinta do Couquinho 2005 e Graham’s 20 Years Tawny Port.
O menu vai mudando de quando em quando. As iguarias são elaboradas com os produtos disponíveis na loja gourmet e os vinhos também se encontram à venda na loja ou na garrafeira. Por isso, podemos aproveitar e fazer um avio.
Quanto a preços, varia muito conforme o que se comer e beber. Neste dia pagámos cerca de 26€ por pessoa, mas não deverá servir de referência, uma vez que comemos 4 petiscos e provámos 6 vinhos diferentes. Em outras ocasiões já saímos de lá pagando metade disso.
Só sei que levámos o Ricardo lá uma vez e desde aí não quer outra coisa.

Morada: Rua Tomás de Anunciação 44
1350-328 Lisboa
GPS: 38.7166,-9.16556
Telefone: (+351) 213963985
Email: aromas.winebar@gmail.com
Web: http://aromasesaboresemcampodeourique.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Aromas-e-Sabores-em-Campo-d-Ourique/162338163798230
Horário: De Segunda a Sábado, das 09:00 às 22:30 horas. Encerra aos Domingos.