Sardinha rima com...

Harmonia entre Vinhos Portugueses e Sardinha Assada... Conde do Vimioso (tinto 2009 e rosé 2010) e com Piornos Reserva Tinto 2007. Pelo menos foi esse o resultado da prova de harmonia entre sardinha assada e vinhos portugueses, que se realizou no dia 25 de Outubro no Restaurante Verde Gaio em Campo de Ourique, Lisboa.
13 vinhos de várias regiões do país foram provados às cegas por um júri de 24 elementos, do qual eu fiz parte, para ver quais acompanhavam melhor a sardinha assada com batatas e salada mista com pimentos. 3 brancos, 2 rosés e 8 tintos, que tinham como condição terem um preço no produtor não superior a €4 e uma produção mínima de 100 mil garrafas. Isto porque, para acompanhar a sardinha, querem-se vinhos populares (até porque a maioria dos restaurantes se encarregará de lhes triplicar o preço), fáceis de encontrar e que não estejam já esgotados na altura dos Santos Populares.

Esta prova insere-se no âmbito de um projecto da Alexandra Maciel, que pretende reunir num livro diversas provas de harmonia entre pratos tradicionais portugueses e vinhos portugueses. No total serão realizadas cerca de 50 provas de harmonia ao longo de um ano.
Foi com alguma surpresa que recebemos o convite para fazer parte do júri, especialmente depois de ver nomes de profissionais de longa data da área de vinhos e gastronomia na lista. Mas a ideia é precisamente que seja uma miscelânea de profissionais com amadores e outros que são apenas interessados.
Por motivos de saúde a Ema não pôde ir, mas ficou cheia de pena não só pela participação como por não poder gozar comigo a lutar com as espinhas das sardinhas.
Apesar de não ser dos peixes das minhas preferências, é um animal com características muito próprias, o que trouxe algumas curiosidades nesta prova:

  • Os tintos na generalidade resultaram melhor que os brancos, o que deita por terra o mito de que peixe é com branco;
  • Um vinho ser melhor não quer dizer que faça melhor parelha com um prato. Por exemplo o que, para mim, era o melhor branco em prova, foi o branco que pior casou com a sardinha. Um verdadeiro divórcio;
  • O Verde Tinto (Vinhão) em prova, que muitos dizem que é o casamento ideal para a sardinha, não convenceu. Se calhar era a falta da malga... Ou então, como já ouvi alguém dizer, o Verde Tinto sabe melhor quando bebido no Minho.

O mais provável é que as outras provas tragam também o desfazer de algumas ideias pré-concebidas o que, só por si, já dá todo o mérito a este projecto. Dá vontade de perguntar como é que nunca ninguém se lembrou disto antes!
Não queria terminar sem enaltecer o esforço do dono do restaurante que, após uma noite de temporal, teve em encontrar sardinhas uma missão quase impossível.