Harmonias ComProvadas: Espumantes e Terrina de Fígados de Aves

Já há muito tempo que estava para participar no projecto Harmonias ComProvadas mas nunca me foi possível aceitar o convite. Finalmente consegui estar presente na sétima prova que consistia na harmonização entre espumantes portugueses e terrina de fígados de aves, realizada no restaurante Casa da Comida em Lisboa.
Tive pena por o Nuno não ir comigo mas alguém tinha que ficar com o nosso filhote. Acreditem, seria um fartote vê-lo a tentar comer algo cuja a base é fígado. Um espectáculo não recomendado a pessoas sensíveis.

Quando me estava a preparar para fazer a reportagem fotográfica, reparei que me tinha esquecido da máquina mais apropriada para o espaço. Saquei da suplente que está sempre pronta na minha mala e fiquei danada. Não tinha bateria. Restou-me o smartphone que teria salvo a reportagem se não fossem os restos de baba do Henrique na câmara.
O restaurante Casa da Comida é muito acolhedor com uma decoração clássica e grandes vidraças que dão para um belo pátio. Inclui na sua carta pratos tradicionais, alguns difíceis de encontrar, muitas referências de vinhos e alguns deles disponíveis a copo.
Como sempre, o júri da prova foi constituído por pessoas de diversas áreas, o que torna as conversas interessantes e diversificadas. Tive a oportunidade e prazer em conhecer pessoalmente pessoas que sigo na internet e felizmente não fiquei desiludida.
Foram provados às cegas 9 belíssimos espumantes de várias regiões vitivinícolas com a terrina de fígados de aves. A receita foi elaborada especialmente para a prova com sultanas marinadas em espumante, envolvida em folhas de couve lombarda e apresentada em formato triangular.
Enquanto lutava por ignorar o meu lado mais enófilo lá fui provando e classificando cada combinação. É engraçado perceber as diversas opiniões do juri, os que se deixam influenciar ou não pela opinião dos outros, e o aumento gradual da curiosidade em querer saber o que estão a beber e quais são os vencedores.
No final, o resultado é sempre uma grande surpresa que deixa os participantes eufóricos. Neste caso os vencedores foram:
1º) Rebouça Alvarinho 2006 - Vinhos Verdes
2º) São Domingos Elpídio Bruto - Bairrada
3º) Ninfa - Tejo
Embora a minha classificação estivesse quase igual aos resultados finais, a combinação que mais gostei não ficou nos três primeiros lugares.
Gostei da experiência que espero repetir em breve.

AnexoTamanho
terrina.jpg28.59 KB