Quinta dos Cozinheiros Maria Gomes 2009

Quinta dos Cozinheiros Maria Gomes 2009
Nome:Quinta dos Cozinheiros Maria Gomes
Tipo: Branco
Colheita: 2009
Região: Beiras
Castas: Maria Gomes (Fernão Pires)
Graduação: 12,5%
Produtor: Quinta dos Cozinheiros
Preço: 5 - 10€

A expectativa era grande, porque sou um fã incondicional do Branco de 2004 desta Quinta dos Cozinheiros - claramente uma casa que se destaca pela diferença. Logo a começar pelo contra-rótulo, onde é possível ver a marca Wines of Portugal - A World of Difference (a Quinta dos Cozinheiros foi o primeiro produtor a adoptar esta estratégia concertada de internacionalização nos seus rótulos).

Para além de outras circunstâncias que só tornam mais difícil (mas que aumenta a motivação) o seu trabalho, é importante referir a conversão para Produção Biológica com a enorme desvantagem da proximidade do mar (8Km), com chuva frequente e humidade quase constante. A julgar pela enorme evolução do 2004 (Maria Gomes e Bical), pareceu-me cedo para abrir este 2009; no entanto a curiosidade levou a melhor. O repasto incluiu umas quantas variedades de queijos e alguns enchidos, que esperavam acompanhamento adequado.
Este Maria Gomes está vivo na garrafa: citrino e floral, depois de respirar uns minutos demonstra também uma componente vegetal interessante. Encontrei uma nota que me marcou no 2004 - a resina, provavelmente do Pinhal que faz fronteira com parte desta parcela - ainda ténue.
Todos estes aromas foram confirmados na boca, com a resina a subir, e a aparecer um pouco de fruta madura muito bem integrados. Confirmei também que a acidez - a mesma que fez evoluir o 2004 durante anos - está lá, a garantir que vale a pena comprar para beber já, mas guardar algumas garrafas em stock para ir acompanhando a evolução.
Acredito que, para além de acompanhamentos sólidos com queijo, também acompanhe muito bem mariscos e peixes leves.
Este Quinta dos Cozinheiros é claramente um Branco Português a não perder: pela qualidade, pela diferença e por algo mais, que dificilmente se consegue explicar.

Ricardo: 16