Quinta de Gomariz

Quinta de GomarizO nosso amigo Vitor Mendes é o responsável por a Quinta de Gomariz fazer parte da nossa lista de quintas a visitar, durante umas férias enoturísticas na região do Vinho Verde.
Chegámos à Quinta de Gomariz a meio da tarde, já ligeiramente atrasados. Não demos pelo tempo passar na visita que fizemos da parte da manhã e, quando reparámos, já estávamos a meio da tarde.
A primeira coisa em que reparei foi no facto de conseguir ver os muros que contornam toda a quinta, mesmo tendo ela 17ha.

O proprietário da Quinta de Gomariz, Manuel da Silva Correia e Sá, começou esta actividade em 2001 mas apenas em 2006 foi rotulado o primeiro vinho.
Começámos a visita pela vinha que, embora despida, também tem os seus encantos. É uma vinha muito organizada e dividida por zonas e castas, muito bem definidas. A primeira zona é de vinhão, que tem tendência a diminuir, visto ter pouca procura fora da região. De seguida surge uma vinha de ensaios ou campo de experimentação, com variadas castas portuguesas e estrangeiras, mais à frente aparece a zona do Padeiro, etc.
A vinha começou por ter cerca de 70% castas tintas mas através de enxertos ficou invertida. Actualmente apenas 40% da vinha são castas tintas e parte delas usadas para rosé.
Na produção dos vinhos tentam usar o máximo possível a uva da casa, adquirindo apenas 10%, tendo sempre o cuidado de conhecer bem a origem da mesma.
Após percorrer grande parte da vinha, fomos para a adega. É bem equipada e dividida em zonas: armazenamento, engarrafamento e rotulagem, vinificação e estágio e uma pequena área para ensaios.
O ambiente é totalmente controlado, tanto a nível de humidade como a nível de temperatura. Na recepção das uvas a temperatura é obrigatoriamente baixa e fazem total separação de castas.
Tínhamos começado a visita com Hélder Queiroz e, nesta altura, já éramos uma autentica romaria pela adega. Desde o enólogo ao proprietário e mais umas quantas pessoas, lá começamos a provar vinhos de cuba em cuba. Nós nem queríamos abusar porque já estávamos bem tratados desde manhã, mas não tivemos hipótese nenhuma e lá fizemos o sacrifício. :-D
Depois de percorrer praticamente todas as cubas, ainda fomos até a uma zona de provas e montra de vinhos, onde provámos praticamente todos os últimos vinhos lançados no mercado. Ali ficámos em grande cavaqueira, mais uma vez sem dar pelo tempo passar. Já era noite quando fomos embora com uma caixa de vinho de baixo do braço, como se não bastasse toda a simpatia durante a visita e tudo o que já tínhamos provado.
Como já referi no artigo da visita que fizemos nesse dia de manhã, perdemos as melhores fotos desse dia. Apenas temos para partilhar as fotos que estavam na máquina mais fraquita. Um dia vamos ter de voltar só para tirar mais fotos que mostrem da melhor forma a Quinta de Gomariz.

Morada: Quinta de Gomariz
Rua Sergidos nº10 - Apartado 33
4765-909 Riba de Ave
Sequeirô - Santo Tirso - Portugal
GPS: 41.374264,-8.458282
Telefone: (+351) 252859607
Email: info@quintadegomariz.com
Web: http://www.quintadegomariz.com
Blog:
http://quintadegomariz.wordpress.com
Facebook: https://www.facebook.com//quintadegomariz
Twitter:  https://twitter.com/#!/QuintadeGomariz
Visitas: Com marcação