Quinta do Encontro

Quinta do EncontroA Quinta do Encontro encontra-se no coração da Bairrada, mais propriamente na zona de Anadia. Desde 2000 tem vindo a sofrer grandes reestruturações, como a replantação de parte da vinha e a construção de uma adega em 2005.
Como todos os projectos da Global Wines, este também está totalmente virado para o enoturismo. Um enoturismo de qualidade, com pessoas devidamente formadas e aberto todo oo ano de Terça a Domingo.
Esta adega ainda tem a particularidade de ser um projecto diferente, moderno, com uma arquitectura de design de autoria do arquitecto Pedro Mateus, onde é possível encontrar espaços diversos como a adega, loja de vinhos, restaurante e um enorme espaço multiusos.
A adega está implantada no meio de vinhas, sobressaindo devido à sua forma cilíndrica mas totalmente integrada na paisagem. Dá a ideia de uma barrica de madeira.
Assim que entramos deparamos com uma interessante loja, onde estão expostos todos os vinhos do grupo. Nesse mesmo espaço somos sempre simpaticamente recebidos. Normalmente, oferecem um flute de espumante e, caso não se conheça a adega e os outros espaços, propõem logo uma visita.
Ainda na loja é feito um resumo da história do grupo, com foco na Quinta do Encontro, onde são passados alguns dos conceitos usados pelo arquitecto na criação do edifício. Um dos mais interessantes é o facto de não existirem escadas, mas apenas rampas em espiral à volta do edifício, inspiradas nos saca-rolhas.
Subindo a rampa ao lado da loja temos acesso ao espaço multiusos. É um enorme espaço que ocupa todo o andar superior do edifício, envidraçado, deixando ver uma paisagem fabulosa de vinhas com as serras do Buçaco e Caramulo ao fundo. Não abdico de, volta e meia, ir saborear um belo copo de vinho sentada na enorme varanda. É muito agradável! (Ouviste Nuno?)
Voltando ao ponto inicial, a loja de vinhos, passamos para uma simpática sala de espera onde no centro existe uma estranha, mas interessante, lareira que faz lembrar uma garrafa. De seguida passamos para o restaurante, cuja sala requintada tem um tamanho que garante tomar uma refeição confortavelmente, mesmo que esteja cheia.
Começamos então a descer a rampa que dá acesso à adega, que está totalmente equipada com moderna tecnologia de vinificação.
Para mim é um momento mágico todo o cenário de luz, som ambiente, o contornar da adega passando acima das cubas de estágio até chegar ao piso de baixo. Acho que só me poderão entender os que já passaram por esta experiência.
As cubas de estágio estão colocadas no centro do edifício e, em volta delas, num corredor lateral que contorna todo o edifício, estão as barricas de madeira onde estagiam vinhos tintos e também pilhas de espumante.
A ordem da visita pode não ser propriamente esta, uma vez que não a fizemos apenas uma vez e, por essa razão, não sei qual será a ordem normal.
O melhor mesmo é dar lá um saltinho e verem com os próprios olhos!

Morada: Quinta do Encontro
São Lourenço do Bairro
3780-179 Anadia
GPS: 40.440766,-8.489546
Telefone: (+351) 231 527 155
Telemóvel: (+351) 91 5351 747
Fax: (+351) 232 961 203
Web: http://www.daosul.com
Email: daosul@daosul.com
Facebook: http://www.facebook.com/pages/GlobalWines/109299442431092
Visitas: Aberto de Terça a Domingo.