O blogue de Ema Martins

Wine Bar Optimus Alive 2012

Wine Bar Optimus Alive 2012Depois de 2 anos sem poder ir ao Optimus Alive, regressei este ano, com amigas que já não via há quase 20 anos. Foi um 2 em 1 muito especial, voltar a um festival de Verão depois de ter um filho e reencontrar amigas e reviver com elas momentos com 20 anos.
Contudo, na minha cabeça permanecia um desejo: ir para o wine bar instalado na zona vip. Abandonei-as, sem ter a certeza que voltaria para junto delas e entrei pela zona vip, directa ao wine bar.
Uma das minhas ideias para as caixas de madeira de vinho, que temos guardado ao longo dos anos, estava à minha frente. O wine bar era todo feito com caixas de madeira de vinho e estava lindo!

Harmonias ComProvadas: Recheio de Sapateira e Vinhos Portugueses

Harmonias ComProvadas: Recheio de Sapateira e Vinhos PortuguesesA minha segunda participação como jurada no projecto Harmonias ComProvadas foi na 12ª edição. A harmonização foi entre recheio de sapateira e vinhos portugueses e teve lugar no restaurante Bica do Sapato em Lisboa.
Desta vez, conhecia pessoalmente alguns dos jurados, o que tornou esta participação ainda mais enriquecedora que a anterior. Durante a prova as conversas surgiam, ora com uns ora com outros, sempre sobre temas interessantes e maioritariamente relacionados com vinho ou gastronomia.
Mesmo à minha frente o Jorge Nunes e o André Peres, o que permitiu passar o tempo todo a divagar sobre os vinhos que iam sendo servidos e da combinação dos mesmos com a sapateira.

CVB - Comissão Vitivinícola da Bairrada

Comissão Vitivinícola da BairradaA minha atenção está focada na CVB - Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Pela primeira vez, no passado dia 8 de Fevereiro, foram realizadas eleições para escolher o presidente da CVB. Até agora o presidente era nomeado pelo Ministério da Agricultura, que escolhia um dos nomes sugeridos pelo Conselho Geral da CVB. A tomada de posse é hoje, 23 de Fevereiro, pelas 16h no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia.
O Conselho Geral é constituído por 12 elementos, sendo 6 representativos do sector do comércio e 6 representativos do sector da produção.
Na presidência fica José Pedro da Silva Rodrigues Soares. O vogal do sector do comércio é Alexandrino Amorim, administrador das Caves São Domingos e, o vogal do sector da produção é Victor Damião, presidente da Adega Cooperativa de Cantanhede.
O novo presidente da CVB é enólogo de formação. Trabalhou em algumas adegas e caves da Bairrada, tendo sido chefe de enologia da Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro e das Caves Arcos do Rei. Tem um projecto próprio de engarrafamento de vinhos com o nome de “Ampulheta Mágica".

Baga Friends

Baga FriendsEm 2010 foi criado o projecto Baga Friends com o objectivo de preservar, defender, divulgar e promover os vinhos da Bairrada produzidos com a casta Baga.
Teve origem nas preocupações comuns de Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras) e Filipa Pato, com o arranque das vinhas de Baga e com o facto de muitos produtores da região apostarem totalmente em castas internacionais. Alguns produtores da Bairrada e um do Douro, apaixonados pela casta Baga, juntaram-se a eles, unindo esforços para atingir os objectivos do projecto. Fazem então parte do projecto os seguintes produtores: Filipa Pato, Kompassus, Luís Pato, Niepoort, Palace do Bussaco, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça e Sidónio de Sousa.

Harmonias ComProvadas: Espumantes e Terrina de Fígados de Aves

Já há muito tempo que estava para participar no projecto Harmonias ComProvadas mas nunca me foi possível aceitar o convite. Finalmente consegui estar presente na sétima prova que consistia na harmonização entre espumantes portugueses e terrina de fígados de aves, realizada no restaurante Casa da Comida em Lisboa.
Tive pena por o Nuno não ir comigo mas alguém tinha que ficar com o nosso filhote. Acreditem, seria um fartote vê-lo a tentar comer algo cuja a base é fígado. Um espectáculo não recomendado a pessoas sensíveis.

Páginas